Na hora de procurar um carro para comprar, não é apenas a marca e o modelo que definem o valor que será pago. Afinal, é muito comum nos depararmos com diferentes valores para o mesmo veículo. E o que causa essa diferença são, além do ano, os acessórios embutidos no carro. Entre eles, um dos mais importantes é o assunto deste nosso texto de hoje: o ar condicionado automotivo.

Para aqueles dias quentes de verão, não há nada que substitua um bom ar condicionado automotivo — ainda mais considerando que, na estrada, eles são responsáveis por menos consumo de combustível que os vidros abertos.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de ar condicionado automotivo? Na verdade, são 4: analógico, analógico com controle automático, digital e digital automático. Abaixo, a RB Multimarcas explica como funciona cada um deles — para que você entenda e consiga escolher o melhor para o seu caso.

Continue a leitura e confira!

 

Os 4 tipos de ar condicionado automotivo

 

1. Analógico

Começamos com o modelo mais comum e que todo motorista conhece: o ar condicionado automotivo analógico. Este é aquele modelo que apresenta botões giratórios ou deslizantes que têm a função de controlar a intensidade do ar e a temperatura na qual ele terá a função de deixar o veículo.

Todo esse controle nos botões é feito manualmente, de acordo com a necessidade de quem está no carro. Caso ele queira chegar ao ponto de passar frio, ele pode fazê-lo.

 

2. Analógico com controle automático

Este tipo de ar condicionado automotivo apresenta uma pequena evolução se comparado ao anterior. Seu funcionamento é o mesmo: ele conta com os botões para que os motoristas ou passageiros controlem a temperatura e a intensidade como preferirem. No entanto, há o diferencial que o faz ter o “controle automático”.

Mesmo sendo possível ter controle à mão através dos botões, este tipo de ar condicionado tem controle automático de temperatura. Ele identifica o quão quente o veículo está e ajusta a temperatura de acordo com o que ficará mais agradável.

 

3. Digital

Seguimos com o terceiro tipo: o digital. Aqui, aqueles botões deslizantes e/ou giratórios não são mais uma realidade. Todo o processo é digital, ou seja, ele é controlado por botões nos painéis, de uma forma semelhante aos painéis multimídia que permitem o controle do som e do GPS, por exemplo. Em alguns casos, inclusive, o controle do ar condicionado automotivo é justamente neste painel multimídia.

Por ser mais tecnológico, este modelo é menos comum; estando presente em veículos mais modernos apenas.

 

4. Digital automático

Por fim, o último tipo de ar condicionado automotivo é o digital automático. O funcionamento e a lógica dele são semelhantes aos do analógico com controle automático. Ao invés de os motoristas ou passageiros terem que controlar no painel sempre que quiserem mudar algo, o controle é automático de acordo com a temperatura no ambiente.

 

 

E você, já sabia que existem diferentes tipos de ar condicionado automotivo? Conhecia eles e as diferenças? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo relacionado ao universo automotivo, acompanhe a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!