A calibragem é um dos principais cuidados que devemos ter com os pneus dos nossos carros. Uma calibragem incorreta pode ocasionar desgaste dos pneus ou até mesmo consequências mais graves. No texto de hoje vamos te mostrar a importância da calibragem e os danos que podem ser causados caso ela não seja feita corretamente.

Calibragem ideal

A calibragem dos pneus é um dos principais cuidados que devemos ter com os carros para evitar futuros problemas. As orientações sobre a calibragem ideal podem ser facilmente encontradas no manual do carro, na seção que fala dos pneus, ou ainda na parte interna da porta e na tampa do tanque de combustível.

Se o carro for mais antigo, pode ser que essa informação não esteja disponível. Neste caso, vale olhar a calibragem máxima que está gravada na lateral dos pneus. Se você quiser que o carro fique mais macio, basta colocar um pouco menos que o indicado.

Classificação

Existem três tipos de calibragem:

– PSI – Pound Per Square Inch (Inglês – sistema predominante no Brasil);

– BAR – (Inglês – sistema mais comum na Europa);

– kPa – Pascal (SI – Sistema Internacional).

Riscos da calibragem incorreta

Além do desgaste dos pneus, rodar com a calibragem incorreta pode causar sérios riscos à segurança dos ocupantes do veículo. Confira as consequências da calibragem incorreta:

– Redução da vida útil do pneu;

– Aumento do consumo de combustível;

– Risco de aquaplanagem;

– Maior chance de impactos e danos;

– Possibilidade de desprender-se das rodas;

– Risco de capotar;

– Perda de estabilidade no eixo traseiro;

– Falhas na frenagem.

A melhor forma de evitar esses problemas é fazer corretamente a calibração dos pneus, no mínimo a cada 15 dias. Antes de viagens também é imprescindível calibrar os pneus, sempre observando a pressão indicada pelo fabricante.

Dicas de como aumentar a durabilidade dos pneus

A durabilidade dos pneus varia muito de acordo com os cuidados que eles recebem. Outros fatores também contam, como marca, modelo e medida. Confira algumas dicas para aumentar a vida útil de seus pneus:

– Rodízio/alinhamento: deve ser realizado a cada 8 a 10 mil quilômetros, ou a cada seis meses, evitando assim o desgaste prematuro.

– Sensibilidade: cuidado ao dirigir seu carro. Arrancadas e freadas bruscas podem não só desgastar os pneus mais rapidamente, como também anular a garantia do fabricante.

– Danos no pneu: deve ser observado qualquer sinal de dano nos pneus. Eles jamais devem rodar com cortes ou bolhas, por exemplo. Caso isso aconteça, o pneu pode estourar.

– Cuidado ao estacionar: não estacione colado ao meio fio. Isso pode ocasionar arranhões ou até mesmo rasgar os pneus, além de desbalanceá-los e danificar a roda.

– Medidas: os fabricantes aconselham a não trocar as medidas originais. Essa troca pode ocasionar aumento do consumo de combustível, dentre outros problemas.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe! Estamos preparados para orientá-los! Na RB Multimarcas você tem mais de 250 opções em estoque, com um uma trajetória de 27 anos de mercado e mais de 15 mil carros vendidos, que garantem a qualidade e seriedade no serviço prestado. Lojas: Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, Mundocar Mais Shopping e Automotivo Shopping, em São José, e em Urubici.