Quem é que não gosta de ter um carro novo na sua garagem? A sensação de trocar de carro é uma das favoritas entre muitos brasileiros, e isso não é à toa. Mas você sabe a hora certa para substituir seu veículo? Diversas variáveis estão envolvidas neste processo e, graças a isso, o assunto costuma trazer dúvidas.

A resposta para a pergunta “quando trocar de carro?” pode diferir bastante dependendo de quem a responde. Foi buscando esclarecer este assunto e trazer uma resposta mais concreta que a RB Multimarcas trouxe um texto explicando a melhor hora para realizar a troca. Continue a leitura abaixo e confira!

 

A hora certa para trocar de carro

Como já citamos, a hora mais adequada para trocar de carro pode variar consideravelmente de acordo com quem está falando. Há quem diga que após os dois primeiros anos do carro a troca já é uma alternativa interessante. Outros defendem que a melhor hora é quando há o lançamento de um novo modelo do mesmo veículo, para que ele não sofra tanto com a desvalorização.

Independente destes fatores externos, especialistas dizem que a hora ideal mesmo — no caso de carros 0 km — é após os três primeiros anos de uso ou 60 mil quilômetros rodados, antes de fazer a revisão. Isso porque esta revisão é muito mais cara que as anteriores. 

Enquanto a primeira revisão, feita após 10 mil km rodados, é baseada na troca do óleo e do filtro, no alinhamento, balanceamento e custa aproximadamente 300 reais, a revisão feita após os 60 mil km rodados envolve muitas trocas, como dos amortecedores e dos discos de freio, e sai por cerca de 3 mil reais.

Você pode ver isso um pouco melhor no gráfico da imagem abaixo, retirada de uma matéria da revista Auto Esporte:

 

 

Mas você realmente deve trocar de carro?

Contudo, a única questão envolvida não é quando trocar de carro, mas também se há a real necessidade da troca. Não se esqueça de que não é somente o valor do novo veículo que deverá ser investido: há também o emplacamento, licenciamento e IPVA. Considerando que a troca de carro costuma ser para um veículo melhor, é provável que o IPVA seja mais alto, trazendo um custo a mais.

Antes de trocar, avalie sua disponibilidade e assegure-se de que você está financeiramente tranquilo para sustentar o carro novo.

Acha que está na sua hora de trocar de carro? Então conte com a RB Multimarcas! Aqui nós temos carros das mais diferentes categorias e fabricantes, desde populares como Fiat até sofisticados como BMW. Além disso, muitos de nossos seminovos e usados contam com 1 ano de garantia! É a oportunidade de adquirir um veículo de qualidade por um preço justo e com diversos benefícios.

 

Procurando por um veículo? Confira nosso estoque neste link. Por outro lado, caso esteja buscando vender o seu carro, nós também podemos te ajudar! Cadastre seu veículo aqui e receba uma proposta sem compromisso!

E, como sempre, se quiser receber mais conteúdos como este, siga a RB Multimarcas no Facebook e no Instagram!